13 de julho de 2013

Sado Externo de Bens e Serviços - 1ºT 2013

Muito se tem falado sobre o ajustamento do desequilíbrio externo da economia Portuguesa. Em expetativa da divulgação dos dados referente à evolução do PIB no 2º trimestre, deixo aqui a evolução do saldo externo de bens e serviços até o 1º trimestre de 2013.

(Fonte: INE, Trimestral)
De facto, 2013 parece que vai ser o primeiro ano, em muitos, em que o saldo externo de bens e serviços será positivo. Significa isto que o país irá vender mais bens e serviços ao exterior do que compra. Ou seja, a procura externa dará um contributo líquido positivo para o crescimento da economia e servirá de fonte de financiamento da economia Portuguesa. 

De acordo com os dados mensais preliminares publicados pelo INE, podemos esperar a manutenção da tendência de melhoria do saldo externo devido à redução das importações (-3,2%) e aumento das exportações (+4,1%).

(Fonte: INE, Trimestral)
Este facto resulta em parte do bom desempenho das exportações, mas é resultado, principalmente, da redução significativa das importações. A restrição do consumo interno, seja ele público ou privado, está a ter um impacto muito significativo na importação de bens.

(Fonte: INE, Trimestral)
O setor do turismo, a principal fonte de exportação de serviços da economia Portuguesa, mantém uma tendência positiva apesar da conjuntura Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário